Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Para Ler na Retrete

Para Ler na Retrete

Parlamento dos Segredos

Dia 6 de Outubro, vão acontecer novas eleições legislativas. Calma, não desistam já. Apesar de o tema estar relacionado com política, eu prometo ajavardar o assunto. Prometo que não se vão arrepender. Prometo cumprir as promessas, é algo que vão ouvir muito até dia 6.
O problema é o seguinte: a taxa de abstenção é muito elevada no nosso país. Isto representa claramente um descontentamento do povo com a classe política e a perda de esperança dos portugueses numa liderança legitima e adequada. Representa também algum desconhecimento do significado de não votar. Apesar de pessoalmente achar que nenhuma daquelas pessoas tem capacidade para estar à frente de um país e que alguns deles merecerem uma visita rectal de um cavalo excitado, gosto de viver numa democracia. Gosto de ter a opção de voto ao invés de ser um pião nas mãos de um ditador que, de hoje para amanhã, pode implementar uma lei qualquer como circuncisão obrigatória. Mesmo que seja uma falsa democracia e esta visão de escolha não passe de ilusão óptica, ainda assim prefiro uma falsa democracia a uma ditadura real. Como não quero ninguém a dissecar o meu pénis com o selo de aprovação do estado, escolho votar mesmo que em branco.
Sendo nós portugueses, precisamos de um incentivo apelativo para o voto. Precisamos de saber que, o nosso voto vai, de facto, contribuir para algo palpável e real. Algo que não seja mais um número ou estatística aborrecida que mais parece uma promessa distante e fria que nunca chega. Tuga que é tuga tem um mérito pouco falado ou pelo menos mal interpretado. Tuga que é tuga, vota pela justiça e dignidade de competição em reality shows. Na minha opinião, a solução é a seguinte: precisamos de instaurar de imediato uma casa dos segredos no parlamento. Parlamento dos segredos.
Todos os deputados e devidos assessores trancados no parlamento, com acesso a piscina, a serem filmados 24 horas por dia num canal especial do programa e, resumos diários na TVI com a Teresa Guilherme. Ou outra múmia com maquilhagem, tanto faz. Para isto acontecer, em primeiro lugar, o campo tem de estar igualmente populado de Homens e Mulheres. Esta parte já não era sem tempo. Estes têm os seus debates semanais, como é costume mas, fora desse âmbito terão outras actividades lúdicas que vão testar skills sociais, de liderança, relacionamentos pessoais e outros momentos de apenas diversão, enquanto ao mesmo tempo fazem campanha eleitoral.
Ninguém sai desiludido ou a perder. Os fãs deste formato televisivo, continuam a ter a sua sobremesa. Continua a ser tempo de antena a Homos pouco Sapiens a fazerem coisas pouco dignas e a terem conversas com pouco sentido. Quem gosta de política continua a ter a sua masturbação intelectual por tempo alongado, para se poder gabar em reuniões de empresa sobre o quão ligado à actualidade política está e quão influente no futuro do país é. A malta das juventudes partidárias pode acompanhar os seus veteranos a tempo inteiro e aprender mais sobre como falir e afundar um país, como comunicar com banqueiros quando há escutas e até como engatar uma deputada. Quem se está a cagar para tudo isto e tem a televisão ligada para ocupar o espaço onde era suposto estar o cérebro, ou seja, para os idosos com demência, continua a haver barulho de fundo.
Os debates semanais vão ter outra magia. A mistura poética entre a política nacional e a vida na casa. Estou a imaginar Assunção Cristas a debater com António Costa. António Costa diz algo do género: "Senhora deputada, a sua proposta de reforma do sistema de ensino é muito fraquinha e, sinceramente uma vergonha para Portugal" ao que responde Assunção "Não me faça falar senhor primeiro ministro, pois o seu plano para melhorar os transportes neste país tem menos robustez que a sua erecção tinha ontem à noite. E mais, não vale a pena prometer que vai baixar os impostos. Toda a gente sabe que isso é mentira pois o senhor é pior a mentir do que a fazer sexo oral!"
Eu pessoalmente via este programa.

58ff8087d021c.jpeg

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.