Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Para Ler na Retrete

Para Ler na Retrete

Vai um café?

          Como inauguração deste blog remeto à vossa consideração o verdadeiro significado da seguinte pergunta: Queres ir beber café? Esta é uma das perguntas mais feitas no mundo contemporâneo. À primeira vista parece uma pergunta inocente. À segunda vista talvez também mas, se observarmos à nossa volta, a maior parte das vezes em que um grupo de pessoas combina ir beber café, o único café envolvido neste café é as pessoas irem a um café pois ninguém bebe café. Por vezes nem isso. Ir a um bar beber cerveja a noite toda não é um resultado raro da pergunta "queres beber café?". No fundo isto é uma fraude. É exactamente a mesma aplicação da frase "queres vir cá a casa estudar?", muito aplicada por jovens como tentativa de fornicação subtil.


          Ainda assim reconheço a utilidade e necessidade do "queres ir beber café?". Da parte de quem pergunta, é uma forma mais calma de tentar fazer os amigos sair de casa, nada frenético nem demasiado dispendioso, visto que um café hoje em dia não chega a um euro. Da parte de quem recebe a pergunta, é uma forma de se sentirem melhor em relação a si próprios. Ir todas as noites apanhar uma camada é triste e remete para uma vida que pode resultar na criação de mais um GNR no mundo. No entanto, ir todos os dias beber café é um ritual social importante e nada degradante no qual é importante participar. Dependendo do emissor e receptor da dita pergunta, também pode variar o significado. Como mencionado anteriormente, esta pergunta é uma evolução desde os tempos de adolescência. Não parece bem perguntar a uma senhora "queres ir fazer conversa para depois vires cá a casa ver o tolas?". No entanto se a pergunta for "queres ir beber café?", é algo com classe que faz pensar numa conversa inocente com uma bebida que aquece a alma.


          Por hoje é tudo e se alguém quiser ir beber um café um dias destes é só apitar. Normalmente este apitar também nunca envolve apitar mas isso é conversa para outro dia.

 

Coffee meme.png